A imprensa entre a denúncia e a construção da realidade

Recorte da capa do jornal Hora do Povo; íntegra do jornal em: 
Hora do Povo – 139 – Memorias da Ditadura

Há algo revelador na maneira como esta página do Hora do Povo apresenta a prisão de seu diretor, Cláudio Campos. A matéria não se limita a informar que um jornalista havia sido preso. Ela transforma o episódio em uma disputa pelo significado daquele momento político. A prisão aparece, simultaneamente, como violência contra a imprensa, como símbolo do autoritarismo e como elemento capaz de mobilizar a sociedade às vésperas das eleições de 1982. O jornal afirma, por exemplo, que a perseguição teria provocado “indignação no povo paulista” e apresenta a campanha eleitoral de Campos como expressão dessa reação.

Recorte da matéria em discussão, no jornal Hora do Povo; íntegra do jornal em: 
Hora do Povo – 139 – Memorias da Ditadura

É importante, entretanto, ler essa reportagem também contra ela mesma. O Hora do Povo não era um observador distante dos acontecimentos. Cláudio Campos era seu diretor e, naquele momento, candidato a deputado federal pelo PMDB. A própria edição transforma sua prisão em argumento eleitoral: fotografias, declarações de políticos, manifestações de apoio e a reprodução do número 565 aparecem articulados graficamente para aproximar jornalismo e campanha política. Na capa, essa fusão fica ainda mais evidente: a imagem de Campos ocupa espaço ao lado de chamadas eleitorais e de denúncias contra o governo e contra Paulo Maluf.

Isso não torna automaticamente a matéria falsa. Torna-a uma fonte histórica particularmente interessante. O jornal registra acontecimentos, mas também tenta disputar a interpretação desses acontecimentos. Quando afirma que “o povo paulista” estaria reagindo à prisão ou que a candidatura de Campos representaria uma resposta ao autoritarismo, estamos diante não apenas de informação, mas de uma determinada leitura política da realidade. O historiador, portanto, precisa perguntar: quem está falando, para quem, em que momento e com qual intenção?

O contexto torna essa pergunta ainda mais importante. A edição circulou entre 25 de outubro e 5 de novembro de 1982, poucos dias antes das eleições de 15 de novembro, quando os brasileiros voltariam a eleger diretamente governadores desde a década de 1960. Naquele pleito também estavam em disputa cadeiras no Senado e nas câmaras legislativas.

O jornal percebe esse momento como uma espécie de fronteira. Em suas páginas, a eleição deixa de aparecer apenas como procedimento institucional e passa a ser tratada como instrumento de transformação social. Na página 3, por exemplo, o manifesto de Cláudio Campos associa desemprego, inflação, dívida externa, exploração de recursos minerais e autoritarismo a uma mesma estrutura de poder. A matéria também defende mudanças profundas na política econômica e a revogação da Lei de Segurança Nacional.

É aí que o documento ganha uma dimensão sociológica interessante. O jornal não está apenas descrevendo uma sociedade; está tentando produzir uma determinada relação entre sociedade e política. O leitor é constantemente colocado na posição de participante: alguém que deve interpretar a prisão, reconhecer uma injustiça, escolher um lado e agir politicamente. A linguagem utilizada — “o povo”, “a Nação”, “a democracia”, “os trabalhadores”, “as multinacionais” — constrói grandes grupos sociais e os coloca em posições de conflito.

Essa forma de comunicação revela uma característica importante da política em períodos de transição: quando as instituições ainda carregam marcas do autoritarismo, a disputa política também acontece pela disputa das palavras. Quem representa o “povo”? O que significa “democracia”? Quando uma crítica ao governo é tratada como oposição legítima e quando passa a ser enquadrada como ameaça à segurança nacional? Essas perguntas aparecem nas páginas do jornal sem necessariamente serem formuladas dessa maneira.

A própria reportagem reproduz declarações de diferentes figuras políticas condenando a prisão de Campos. Entre elas estão nomes importantes da oposição, como Franco Montoro, Tancredo Neves e Ulysses Guimarães.  Isso mostra que a prisão de um jornalista podia ultrapassar a esfera estritamente profissional e tornar-se parte de uma disputa mais ampla sobre os limites da abertura política.

Há, portanto, algo maior acontecendo naquele pedaço de papel. O jornal é simultaneamente documento e agente histórico. Ele nos conta sobre a sociedade brasileira de 1982, mas também revela como determinados grupos políticos desejavam que aquela sociedade enxergasse a si própria.

Talvez seja essa a parte mais interessante de preservar um recorte de jornal: ele não nos entrega simplesmente “o que aconteceu”. Entrega uma versão situada do acontecimento, produzida por pessoas concretas, em uma conjuntura concreta, para leitores concretos. E é justamente nessa parcialidade — e não apesar dela — que reside boa parte de seu valor histórico.

Fonte:

Hora do Povo, ano IV, nº 139, 25 out. a 5 nov. 1982, p. 2. Acervo CEMAP/CEDEM. A edição possui oito páginas e está identificada no acervo pela notação CEMAP_HORA_DO_POVO_25_10_5_11_DE_1982_N_139.

Postar um comentário

0 Comentários